Quando o homem lavrava o mar

de Fernando Mota Categoria: Teatro + Música + Instalação | Público: Maiores de 6 anos

Sinopse

Um diálogo entre música, poesia e imagens, inspirado no universo da pesca e do mar. Um espetáculo de homenagem aos pescadores portugueses e ao ofício da pesca, um dos mais tradicionais e característicos de Portugal.

Cruzando música original de inspiração tradicional portuguesa com sonoridades mais experimentais, utiliza instrumentos convencionais como a viola braguesa e violinos, bem como objetos sonoros ou elementos da natureza como berlindes, água ou latas de atum, gentilmente cedidas pela Bom Petisco, com as quais foram construídos “Bompetiscofone” e a “Rede Enlatada”, esculturas sonoras de grande dimensão.

Algumas das canções deste espetáculo foram criadas a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, dos livros Mar, Coral e Navegações.

De entre as imagens projetadas neste concerto-instalação, está um conjunto gentilmente cedido pelo Arquivo Municipal Fotográfico Américo Ribeiro, outras do artista britânico James Knight-Smith, além de excertos de filmes de Michel Giacometti e de José Madeira.

 

Info

Para mais informações sobre este projeto, por favor contactar:

Quando o Homem Lavrava o Mar: Fernando Mota (tubofone@gmail.com)

 

Espectáculo criado a convite do Festival de Música de Setúbal para o Museu do Trabalho Michel Giacometti, sediado numa antiga fábrica de conservas de peixe em Setúbal. 

Estreou a 31 de Maio de 2014 com a participação do Coral Infantil de Setúbal e do Conservatório Regional de Música de Setúbal (violinos).  

Em futuras apresentações, serão convidados alunos de escolas ou conservatórios de música das respetivas localidades para colaborar com  o projecto,  à semelhança do que foi feito em Setúbal.

Imagens Promocionais

Vídeos Promocionais

Ficha Artística

Música e Direção Artística Fernando Mota

Interpretação Fernando Mota

Participação (versão original) Coral Infantil de Setúbal e Conservatório Regional de Música de Setúbal (violinos)

Poemas Sophia de Mello Breyner Andresen

Vídeos e Imagens Arquivo Municipal Fotográfico Américo Ribeiro, Fernando Mota, James Knight-Smith, José Madeira, Michel Giacometti

Participação especial em vídeo Carla Galvão

Direção e Operação Técnica Nuno Borda d’ Água

Uma encomenda Festival de Música de Setúbal (2014)


duração 1h

lotação 100 pax

Stage One produção executiva e difusão