10 x 10 - edição 2014

de Fundação Calouste Gulbenkian - Descobrir Categoria: Evento | Público: Público-geral

Sinopse

Um projeto que promove a colaboração entre professores do ensino secundário e artistas de várias disciplinas para desenvolver estratégias de comunicação e de construção do conhecimento eficazes na captação da atenção, motivação e envolvimento dos alunos em contexto de sala de aula, a partir da matéria curricular (desde jogos, exercícios, experiências ou tarefas). Depois da primeira edição, que teve início em julho de 2012 e acabou em janeiro de 2013 com aulas públicas na Fundação Calouste Gulbenkian, o Descobrir pensou numa segunda edição com moldes diferentes. Para saber mais sobre cada edição clique nos links abaixo.

Info

Depois da primeira edição em 2012, em que 10 artistas se juntaram a 10 professores, o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciênciadecidiu apostar novamente no projeto 10 x 10, que tem como objetivo a criação de estratégias e metodologias que facilitem o envolvimento e a participação dos alunos em contexto de sala de aula. 

Quantas vezes os professores se interrogam de como tornar a matéria interessante e relevante para o aluno tendo em conta as suas experiências e interrogações? Como ultrapassar a desmotivação? Como tornar estimulante o ensino de disciplinas como o português, a matemática, a filosofia e a biologia? Como tornar os alunos ativos no processo de aprendizagem? 

O projeto 10 x 10 tenta dar respostas a estas perguntas promovendo a colaboração entre professores de várias disciplinas do 10º ano e artistas de várias áreas
As respostas nem sempre são óbvias e fáceis de alcançar, e a colaboração com artistas foi algo importante neste processo tendo em conta que as práticas artísticas e criativas podem ser ferramentas pedagógicas úteis e eficazes para estimular a criatividade, o trabalho de equipa, a cooperação e a experimentação. Ferramentas capazes de mudar o paradigma de aprendizagem atual e de desmistificar o papel da escola. 

Imagens Promocionais

Ficha Artística

As escolas:
- Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
- Escola Secundária Seomara da Costa Primo, Lisboa/Amadora

Os professores:
- Maria João Avelar, da área de Português
- Maria João Mineiro, da área de Biologia
- Paula Reis, da área de Matemática
- Ana Margarida Guimarães, da área de Filosofia
- Elisa Moreira, da área de Português
- Mariana Cansado, da área de Filosofia
- Teresa Alves, da área de Matemática
- Margarida Soares, da área de Biologia

Os artistas:
- Rosinda Costa, da área do Teatro
- Hugo Barata, da área das Artes Visuais 
- António Pedro, das áreas da Música e Teatro
- Aldara Bizarro, da área da Dança
- Miguel Horta, da área das Artes Visuais
- Margarida Mestre, das áreas do Movimento e Voz
- Nuno Cintrão, da área da Música
- Sofia Cabrita, da área do Teatro

Mediadoras e moderadoras:
- Ana Rita Canavarro, da área da Mediação Cultural, mestrado em Museums and Galleries in Education
- Dina Mendonça, investigadora de filosofia, pós-doutoramento do Instituto de Filosofia de Linguagem

Avaliadora:
- Judith Pereira, avaliadora e consultora acreditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua, no Centro de Formação António Sérgio

Stage One Produção das aulas públicas