Às Cavalitas do Vento

de Stage One - Produção Executiva Categoria: Performance + Música | Público: maiores de 6 anos

Sinopse

A natureza é o que existe fora do poder do homem. Como tal, a água, as folhas, as cigarras, os pássaros, um vulcão, produzem sons naturais. Poderemos tornar aqueles sons musicais?

É porque a natureza é espantosa, e cheia de surpresas, que podemos maravilhar-nos com o seu espetáculo.

O vento irá acompanhar-nos nesta viagem poética-humorística, ao encontro das estações e dos elementos naturais, que nunca param de se transformar pelo filtro do nosso próprio olhar.

Info

Em 2010, Às Cavalitas do Vento foi encomendado pelo CCB/Fábrica das Artes e posteriormente apresentado no Festival Big Bang. O sucesso do projeto permitiu a sua seleção na programação - Best of Fábrica das Artes - no âmbito do 7º aniversário da Fábrica das Artes.

Com percursos artísticos distintos e diversificados, Étienne Lamaison e Sylvain Peker apontam para o caminho que já nos habituaram em outros projetos, colocando em palco instrumentos de orquestra, marionetas e um elenco de crianças e jovens.

Em Às Cavalitas do Vento propõem uma viagem pela natureza nas suas diferentes representações: materiais, humanas e sonoras. Neste projeto procuram refletir sobre o poder e controlo do Homem sobre os recursos naturais do planeta e sobre o esquecimento político a que as questões ecológicas são colocadas diariamente. Para o concretizar contaram com a colaboração de um grupo de 12 jovens cantores/ instrumentistas, que através da linguagem musical, exploraram o diálogo cúmplice com diferentes elementos da Natureza. As noções habituais de melodia, ritmo e harmonia são expandidas para outros conceitos como densidade, textura e espaço sonoro. Galhos, pedras, areia, água, bocados de madeira são reapropriados como instrumentos que permitem criar uma expressão imaginativa única, convidando o espetador a mergulhar no potencial transformador da Natureza.

Vídeos Promocionais

Ficha Artística

Direção artística e encenação Sylvain Peker

Direção musical E?tienne Lamaison

Músicos Carlos Bisnaga Acordea?o / Big Barriga (Alexandre Santos) Percusso?es / Etienne Lamaison Clarinetes / Voz Dora Fidalgo

Com a participação de jovens músicos Afonso Arruda, António Ferreira, Anaia Lake, Bernardo Afonso, Catarina António, Diogo Farinha, Gustavo Ferreira, Maria Beatriz, Marta Tavares, Nami Lake, Quentin Journel, Zoé George

Coreografia Telma Pereira

Cenografia Ricardo Mondim

Marionetas Sylvain Peker

Figurinos Lúcia Pereira

Luz Ricardo Trindade

Som Ricardo Costa

Uma criação Alouette Projects

Produção Executiva Stage One

Agradecimentos Sandrine Pereira Diogo, Academia de Amadores de Música; Metropolitana de Lisboa; Lycée Français Charles Lepierre. Uma encomenda da Fábrica das Artes, apresentada na Sala de Ensaio do CCB em março de 2010 e no âmbito do Festival Big Bang. 

Stage One produção da reposição no CCB