Os Dias são connosco

de Raquel Castro Categoria: Teatro | Público: Público-geral

Sinopse

Quando a sua filha nasceu, Raquel Castro iniciou um diário em vídeo de 365 dias para poder mostrar-lhe, mais tarde, o seu primeiro ano de vida. Inspirada por esse registo privado e documental, decidiu criar um espetáculo, uma carta-vídeo de uma mãe para uma filha que é também um retrato de uma pessoa e do mundo que a rodeia, feito ao vivo para ser visto no futuro.

“Quase sempre aquilo que parecia ter sido um dia igual aos outros acabava por me surpreender, porque ao reviver o filme em câmara lenta ao final de cada dia, dava por mim a relembrar coisas, situações, imagens, pessoas ou palavras que tinha ouvido ou dito, das quais dificilmente me tornaria a lembrar. Foi importante perceber que a vida esta? cheia de presente, de um presente que não podemos abarcar na totalidade. A sensação era a de que afinal tinha vivido muito mais do que aquilo que julgava. O vídeo acabava também por funcionar como um depósito dessas coisas que nunca teriam lugar na minha memória, coisas por que passei mas que, de outro modo, acabariam de fora da grande narrativa da minha vida”

Info

A grande diferença que existe entre os vídeos que fiz para a minha filha ao longo do seu primeiro ano de vida e os deste espetáculo, consiste na presença de um novo interlocutor, o público. Para esta versão escolhi representar-me servindo-me das ferramentas próprias do teatro, procurando tornar mais simbólicos alguns traços do meu retrato. Este é também um retrato datado, pretende ser um reflexo dos dias de hoje. Ainda que semelhante em muitas coisas, este mesmo espetáculo feito daqui a um ano será inevitavelmente diferente.

Raquel Castro

Vídeos Promocionais

Ficha Artística

criação e interpretação Raquel Castro

apoio à dramaturgia Pedro Gil

vídeo João Gambino

coprodução Maria Matos Teatro Municipal 

Stage One Produção Executiva